Como calcular o tempo de viagem de uma lancha?

O tempo de viagem com uma lancha venturacalculado para distâncias náuticas, deve ser feito da seguinte forma. Coloque uma régua paralela em cima do mapa referente à viagem que você irá realizar. A borda de cima deve estar posicionada com uma das pontas no ponto de partida e o outro no ponto de chegada. Em seguida coloque a ponta de um compasso em um dos pontos e abra-o colocando a segunda ponta 10 casas de distância do primeiro ponto, cada casa representa 1 milha náutica.

Depois disso, coloque o compasso por cima do mapa com as duas pontas encostando nas pontas da régua, desloque o compasso ao longo da régua entre o ponto de partida e o ponto de chegada contando o número de vezes que você girar o compasso. Se o último giro o compasso ficar além do destino, mova o segundo ponto até a posição final colocando o compasso na lateral do mapa contando o número de casas.

Multiplique o número de giros por 10 e some o número de casas, dividindo o resultado pela velocidade máxima de sua lancha. O resultado será o número de horas necessárias para fazer a viagem.